Matriz de Risco

O que esta Consultoria se propõe a fazer :

Orientar a construção da Matriz de Riscos, identificando-os e classificando-os de acordo com suas probabilidades de ocorrência e consequências e calculando os efeitos dos mesmos no Planejamento Estratégico e as ações necessárias para mitiga-los.

Qualquer planejamento envolve riscos que devem ser considerados. Afinal estamos falando de futuro e tudo pode acontecer em eventos que podem estar fora de seu controle.

No Planejamento Estratégico isto não é diferente. Temos que considerar que existe a chance de algo inesperado acontecer e acabar gerando um efeito negativo crucial para os negócios da empresa. Como o COVID-19.

Uma empresa que deseja ser sustentável tem necessidade de considerar riscos e suas probabilidades de acontecer para elimina-los ou, ao menos, mitiga-los.

Assim ao se realizar o Planejamento Estratégico é aconselhável realizar uma Matriz de Risco.

Pode-se empregar uma Matriz de risco 5 x 5, por exemplo como na figura acima.

E uma pontuação conforme a célula da matriz onde se situa o cruzamento, considerando os eixos da Probabilidade e do Impacto.

Assim:

  1. Considerando o Objetivo Estratégico :AUMENTAR O FATURAMENTO;
  2. Risco envolvido: ambiente de uma Pandemia;
  3. Antes de acontecer, a probabilidade de acontecer era bem baixa;
  4. Mas o impacto disto seria gravíssimo.

A elaboração de uma Matriz 5 x 5 mostraria que mesmo tendo probabilidade baixa de acontecer a pontuação deste risco é alta: 4 x 5 = 20 e, portanto, tem que ser considerada, pois o RISCO É EXTREMO.

 

Um planejamento para este cenário deveria prever diversas ações que pudessem, pelo menos, mitigar os efeitos desta ocorrência.

Como:

 Acelerar o desenvolvimento do novo site para vendas online

  1. Acelerar as vendas através de mídias sociais;
  2. Criar plano de contingência a ser adotado quanto ao quadro de funcionários;
  3. Criar um “colchão” para o caixa, assegurando, no mínimo um recurso para 15 dias com atividade a 50% de operação;
  4. Adotar sistema para homework para funcionários das áreas administrativas.
Não será preciso exaurir as atividades de contingências para perceber que os planos de ação desenvolvidos serão alterados, pelo menos, quanto às suas datas de término.

Interessante notar que ao se fazer a análise dos riscos, algumas atividades não previstas passarão a constar como plano de ação para atingimento dos objetivos.

É impossível construir um Planejamento levando-se em consideração todos os riscos possíveis.

É aconselhável considerar os mais importantes. Cada empresa deverá avaliar com quantos riscos convém trabalhar.

Contudo, os riscos percebidos e que podem ser eliminados por alguma ação, esta já deverá ser tomada de imediato.

Na análise da Matriz deverá ser considerado qual pontuação será a régua paara que sejam desenvolvidos planos de ação de mitigação.

Riscos com pontuações baixas devem ser desprezados em primeira análise.

 

Como controlar?

A matriz de risco deve ser revista, mensalmente junto com o planejamento estratégico, prestando muito atenção quanto às probabilidades de ocorrência e seus impactos, pois assim mesmo que não se tenha considerado uma pandemia no planejamento, logo após as primeiras notícias (Janeiro 2020) poderia ter detonado um plano de ação de contingência. Isto só vai acontecer se existir a cultura de se considerar os Riscos no planejamento.

Shopping Basket