Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the essential-addons-for-elementor-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u428993586/domains/acvconsultoria.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio elementor foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/u428993586/domains/acvconsultoria.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Associativismo – ACV Consultoria

Redes e Associativismo

O que esta Consultoria se propõe a fazer : 

Formar Associação de Empresários e Empresas com metodologia desenvolvida em caso prático, sabendo como formalizar, legalizar, aglutinar e conduzir para obtenção de benefícios comuns.

Formação de Redes

Redes são sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos e instituições, de forma democrática e participativa, em torno de causas afins.

As organizações, como sistemas sociais, devem aprender a gerir seu papel nas redes formais criadas com seus clientes, parceiros, fornecedores e com a sociedade.

Um dos benefícios das redes é a ampla aquisição de informações advindas de diversas partes interessadas, o que propicia uma possibilidade de aprendizado para todos os envolvidos.

O processo de formação de redes organizacionais pode ser visto como a criação de laços flexíveis, que permitem aos indivíduos e às organizações atuar de forma ágil, trocando informações e ajudando-se mutuamente.

Tipos de redes:

Redes de empresas cuja participação da organização se dá formalmente, inclusive com contrato estruturado, sendo que estão claramente definidos: quem participa, o objetivo da rede, os ganhos que a organização pode ter e o que ela deve entregar.

Um exemplo prático na formação de uma rede foi a experiência vivenciada na criação de uma Associação de lojas EPP de varejo.

Por serem empresas de pequeno porte, dificilmente cada por sí, teria força suficiente para enfrentar a concorrência com a chegada de players com grande potencial econômico e estruturas fortes.

Na tentativa de formação de um grupo de Benchmarking, percebeu-se a carência que todos sentiam de informações e a necessidade de se unir.

A evolução natural foi para a formação de uma associação, quando se percebeu a sinergia existente no grupo pelas experiências acumuladas de cada membro participante, muitos com lojas há mais de 15 anos, dominando suas praças e conhecedores dos produtos comercializados.

Desta forma, parcerias poderiam ser concretizadas com fornecedores de produtos, embalagens, publicidade, serviços de informática, internet, cartões de crédito e muitos outros.

Diferentemente do que uma Central de Compras se propõe, percebeu-se que parceria tem que ser pavimentada em via de duas mãos onde o resultado é o de ganha-ganha e para isto tem que haver uma organização. Embora muito relevante, só compras coletivas não levaria ao sucesso do empreendimento nem ao alcance da visão, agora mais direcionado para a sustentabilidade.

Tornou-se imperativo a criação de uma rede que envolvesse parceiros com negócios e interesses afins.

Unir para vencer.

As empresas isoladas, principalmente as pequenas e médias, agindo sozinhas têm muitas dificuldades para enfrentar as ameaças, deixando de aproveitar oportunidades que surgem no mercado.

Por outro lado, a cooperação entre as empresas tem se destacado como meio capaz de torná-las mais competitivas.

A estratégia cooperativa acontece quando as empresas trabalham juntas para cumprir um objetivo comum. Unem seus recursos e capacidades a fim de criar uma vantagem competitiva para:

Fortalecimento do poder de compras,

  • Compartilhamento de recursos, informações e competências,
  • Compartilhamento de riscos e custos para explorar novas oportunidades de: Produtos, Mercados, Tecnologias, Gestão.

Estas estratégias podem ser utilizadas através da formalização de um empreendimento coletivo como:

  • Associação
  • Cooperativa
  • Central de Negócios
  • Consórcio de empresas
  • Rede de empresas

Aprender a trabalhar em conjunto, estabelecendo e mantendo relações de parceria passa a ser uma nova fronteira para ampliar a competitividade dos pequenos negócios.

Formar Associação de Empresários e Empresas com metodologia desenvolvida em caso prático quando serão vistos:

  • Por que se associar?
  • Como formar uma associação?
  • Quem está preparado para se associar? Quem deve se associar?
  • Como funciona uma associação?
  • Como formar uma associação?
  • O que é necessário para se formar uma Associação?
  • Como constituir uma Associação?
  • Como administrar uma Associação?
  • Quais são os deveres e direitos de um associado?
  • Como fazer o grupo funcionar?
  •  
Shopping Basket