As empresas precisam estar se reinventado o tempo todo.
Certamente após a pandemia do Covid-19 e a crise econômica que vem junto, nada mais será como antes.
Se antes as empresas tinham que passar por uma transformação digital, agora obrigatoriamente tem que ser digitais. Terão que ser criativas. Inovar.
Se, desde a fundação da empresa, nunca foi sentido a necessidade de se definir de uma maneira sistêmica o modelo de negócio, agora será necessário começar do zero e verificar qual é o modelo de negócio pós crise.
Uma organização é um sistema aberto, vinculado ao tempo e ao espaço sob interferência de diversos fatores e ambientes que a cercam.
Para garantir sua sobrevivência de mercado, evolução e aprendizagem, é preciso desenvolver uma visão sistêmica da gestão.
A tendência natural e do cotidiano é estar interessado nos resultados de curto prazo, desconsiderando-se diversos fatores que podem gerar impactos significativos a longo prazo.
Torna-se necessário melhorar a capacidade de enxergar e antecipar o encadeamento das ações, buscando soluções não só de curto prazo, mas também e, principalmente, de médio e longo prazo, que atinjam a real raiz dos problemas e não apenas seus sintomas.
As relações de interdependência precisam ser construídas, englobando aspectos como:
Coerência entre o que é dito e o que é feito
Identificação das partes do sistema de modo que ele seja considerado como um todo (ao analisar uma árvore, analisar também a floresta)
Identificação das possíveis relações entre as partes